Teste: você deve procurar o A.A.?

Somente você poderá determinar se o programa de A.A. – a maneira de viver de A.A. – tem algum sentido para você e pode ajudá-lo.

É uma decisão que você terá de tomar por sua própria conta. Ninguém em A.A. poderá fazê-lo por você.

Nós, que hoje somos membros, ingressamos em A.A.  porque reconhecemos que a bebida havia  se convertido em um problema que não podíamos controlar sozinhos. A princípio muitos de nós não queríamos admitir que não conseguíamos mais beber normalmente.

Porém, quando membros veteranos de A.A. nos contaram que, para eles, o alcoolismo era uma doença que, como a diabete podia ser detida, começamos a procurar em nós mesmos os sintomas dessa enfermidade.

Encaramos os fatos referentes a esta doença em particular, da mesma forma com que enfrentaríamos qualquer outro problema sério de saúde. Demos respostas honestas às perguntas realistas sobre nossa maneira de beber e seus efeitos na nossa vida cotidiana.

Eis algumas das perguntas que tivemos de responder. Sabemos por experiência própria que qualquer pessoa que responder SIM a QUATRO ou mais destas doze perguntas, tem claras tendências para o alcoolismo (e poderá já ser um alcoólico).

Por que não tentar, você mesmo, responder a estas perguntas? Lembre-se que não há desonra em admitir que você tem um problema de saúde. Se existe realmente um problema, o importante é solucioná-lo.

 

  1. Já tentou parar de beber por uma semana (ou mais), sem conseguir atingir seu objetivo?
  2. Ressente-se com os conselhos dos outros que tentam fazê-lo parar de beber?
  3. Já tentou controlar sua tendência de beber demais, trocando uma bebida alcoólica por outra?
  4. Tomou algum trago pela manhã nos últimos doze meses?
  5. Inveja as pessoas que podem beber sem criar problemas?
  6. Seu problema de bebida vem se tornando cada vez mais sério nos últimos doze meses?
  7. A bebida já criou problemas no seu lar?
  8. Nas reuniões sociais onde as bebidas são limitadas, você tenta conseguir doses extras?
  9. Apesar de prova em contrário, você continua afirmando que bebe quando quer e pára quando quer?
  10. Faltou ao serviço, durante os últimos doze meses, por causa da bebida?
  11. Já experimentou alguma vez ‘apagamento’ durante uma bebedeira?
  12. Já pensou alguma vez que poderia aproveitar muito mais a vida, se não bebesse?

 

Qual foi a contagem?


Respondeu SIM quatro vezes ou mais? Em caso positivo, é provável que você tenha um problema sério de bebida, ou poderá tê-lo no futuro.
Por que dizemos isto? Somente porque a experiência de milhares de alcoólicos recuperados nos ensinou algumas verdades básicas a respeito dos sintomas do alcoolismo – e de nós mesmos. Você é a única pessoa que poderá dizer, com certeza, se deve ou não procurar o A.A. Se a resposta for SIM, teremos satisfação em mostrar-lhe como conseguimos parar de beber. Se ainda não puder admitir que você tem um problema de bebida, não faz mal.
Apenas sugerimos que você encare sempre a questão com mentalidade aberta. Se algum dia precisar de ajuda, teremos satisfação em recebê-lo em nossa Irmandade.

Direitos autorais de Alcoholics Anonymous World Services, Inc.; publicado com permissão .

0
  Related Posts
  • No related posts found.